Como classificar e selecionar suas fotos em 5 passos
Hoje em dia, com câmeras e celulares incríveis sempre à mão, tirar fotos ficou muito fácil. Porém, isso também pode resultar em uma sobrecarga de imagens - um verdadeiro turbilhão digital de memórias e momentos. Esse excesso pode tornar a criação de um álbum de fotos uma tarefa cansativa e intimidadora, quando na verdade deveria ser um trabalho leve e feito com carinho. Na Dreambooks, acreditamos que você vai amar o produto final, e estamos aqui para ajudar você a aproveitar a jornada.
Confira 5 passos simples para tirar essas fotos do seu celular e colocá-las nas páginas de um álbum de fotos.
1. Carregar e Agrupar
A parte mais demorada no processo de organização das fotos é provavelmente agrupá-las de diferentes dispositivos. De smartphones a câmeras digitais, do Facebook ao Instagram, é importante reservar um tempo para criar uma biblioteca de fotos completa no seu computador. Existem muitas aplicações disponíveis que podem te ajudar a organizar todas as fotos de maneira eficiente. Aplicações como Google Fotos, Adobe Lightroom e Apple Photos oferecem ótimos recursos de organização, como a capacidade de criar álbuns, adicionar tags e até mesmo usar reconhecimento facial para identificar pessoas nas fotos.
2. Crie pastas
Agora que você reuniu todas as fotos em um só lugar, organize-as em pastas de um jeito que você goste (elas podem ser separadas por mês, ano ou evento) e então dê títulos a elas de forma simples. Não há uma maneira certa ou errada de organizar suas imagens — apenas encontre uma maneira que faça sentido para você. Ao criar essas pastas, você está criando "temas", "capítulos" ou "histórias" que eventualmente formarão a cronologia do seu álbum de fotos.
3. Reduza a galeria
De tempos em tempos, dedique-se a rever suas fotos e fazer uma limpeza na sua galeria, elimine aquelas repetidas, desfocadas ou de baixa qualidade. Isso ajudará a manter a galeria sempre organizada, reduzindo a quantidade de fotos que precisa para selecionar para o álbum. Durante esse processo, só não se esqueça de que memórias e emoções podem substituir a qualidade da imagem. Sim, os olhos deles estavam fechados, mas era porque eles estavam rindo de uma piada interna boba — essas fotos são para guardar e são mais preciosas do que qualquer foto perfeitamente composta.
4. Considere o melhor formato
Com a Dreambooks, suas fotos podem assumir muitas formas diferentes. Seja uma impressão em Tela, um Álbum de Fotos, um Porta-Retratos 3D ou apenas a Revelação de Fotos simples, suas fotos estarão em uma biblioteca segura e acessível para mergulhar em qualquer projeto criativo. Ao olhar seus arquivos de imagem, comece a ter uma noção de quais fotos você realmente quer mostrar. Reunir a história do momento ou ocasião significa encontrar o equilíbrio certo entre pessoas, cenário e emoção na sua coleção. Se você vai começar um álbum de fotos, vale a pena renomear cada arquivo numerando-os na ordem em que deseja que apareçam no projeto — pode ser apenas 1,2,3... Assim, quando carregar as fotos em nosso editor, elas aparecerão nesta ordem, economizando seu tempo na hora de organizar o layout.
5. Faça backup dos seus arquivos
Como estamos lidando com memórias preciosas, é altamente recomendado fazer backup das suas fotos para evitar incidentes. Pode salvar com segurança em um disco rígido (HD externo) ou na nuvem (Google Photos, iCloud, etc.). A boa notícia é que na Dreambooks o seu projeto fica armazenado por até 60 dias gratuitamente, ou você pode contratar mais tempo em nosso Serviço de Backup, por até 25 anos!